Don Curro Cozinha tradicional ibérica

Desde 1958

O mais antigo restaurante espanhol de São Paulo e considerado um dos melhores restaurantes de frutos do mar, o Don Curro tem como maior especialidade a famosa “Paella”, feita com lagostas, mariscos, camarões, frango, arroz e especiarias importadas da Espanha. Além de uma cozinha muito bem equipada, o Don Curro possui ainda uma peixaria própria e um aquário viveiro com capacidade para armazenar lagostas vivas. Dentre dezenas de funcionários, cada um é dedicado a uma função específica: limpeza dos ingredientes, pré-preparo etc.

Adega

Ocupando uma enorme coluna envidraçada ao fundo do restaurante, a adega do Don Curro está abastecida com excelentes rótulos de distintas origens e estilos: espumantes, cavas, brancos, rosés e tintos para todos os gostos e bolsos.

A História

Quando Francisco Dominguez Rios, o Don Curro, como era conhecido o toureiro em Andaluzia e sua esposa Carmen Escalona Garcia, neta de uma das cozinheiras do Palácio Real de Granada chegaram ao Brasil, inauguraram o restaurante Don Curro em maio de 1958, no bairro Água Rasa na Zona leste em São Paulo. Queriam mais do que um estabelecimento de cozinha ibérica. Idealizaram o início de um legado para sua família e que dele participassem todas as gerações de filhos, netos e assim por diante.

Em 1966, transferiu-se de endereço para o bairro de Pinheiros, na rua Alves Guimarães, na capital paulista. Com matéria prima de excelente qualidade e receitas que ainda hoje estão no cardápio, como a Paella feita com lagostas, frutos do mar, camarões, frango e especiarias importadas da Espanha, consagrou-se como a melhor cozinha tradicional espanhola da cidade, tendo recebido dezenas de prêmios de variadas publicações brasileiras e rankings de restaurantes.

"a la Sabrina"

Em 2017 o restaurante completou 59 anos de bem sucedida trajetória, consolidando-se como referência em cozinha tradicional espanhola em São Paulo. Carmen e Francisco tiveram quatro filhos. Dois deles, José Maria e Rafael Rios, estiveram ao lado dos fundadores e a frente do negócio desde o início até o ano de 2015. Agora, assume a liderança do restaurante a terceira geração da família, a neta Sabrina Rios Oliveira. Sabrina se emociona quando fala de sua avó. Ela relembra sua infância, com apenas seis anos de idade, sentada em um banquinho, comendo batatinhas, enquanto observava a avó Carmen cozinhar, e imaginava um dia ser uma cozinheira de mão cheia como ela.

Formada em administração e gestão hoteleira em 2003 pela FMU e MBA em marketing de relacionamento em 2005, na ESPM, Sabrina se preparou para administrar e comandar o restaurante Don Curro. Aos 36 anos, jovem e determinada, conduz com rigor a responsabilidade da qual se incumbiu, de realizar o sonho de seus avós, que hoje estariam orgulhosos do empenho e desenvoltura com que vem gerindo o negócio da família.

Prémios

  • Gula Diners 2008

    Comida Espanhola
    1º lugar

  • Go Where Jovem Pan Gastronomia

    Melhor Restaurante
    Espanhol 2009

  • Veja Comer e Beber São Paulo

    Especialidade
    Cozinha Espanhola

X